A  AWS (Amazon Web Services) consolidou-se como um dos principais fornecedores de computação em nuvem (cloud computing) do mundo, oferecendo aos seus clientes uma plataforma robusta com serviços qualificados.
Cloud Computing Amazon Web Services - Locais AWS

A CredibiliT oferece os serviços de Cloud Computing AWS

 

  • Capacity planning e consultoria na migração dos serviços para a AWS
  • Suporte por telefone, email ou service desk, nas modalidades 8×5, 12×7 e 24×7
  • Equipe técnica especializada em diversas plataformas
  • Monitoramento detalhado de serviços, instâncias e aplicações, com interação pró-ativa
  • Gestão automatizada de backups e snapshots
  • Consultoria na utilização dos serviços e ferramentas da AWS
  • Treinamento e acompanhamento no pós-venda, nas atividades de gestão do cloud computing.

 

Apesar do cloud computing ser uma realidade cada vez mais presente nas empresas, muitas delas ainda receiam migrar seus serviços para o cloud computing. A CredibiliT acredita que quando a empresa entende o funcionamento, percebe as vantagens em estar no ambiente cloud, ela se sente mais segura para migrar.

Por isso estamos sempre agimos fortemente no pré e no pós-vendas, buscando esclarecer e treinar adequadamente os clientes quanto às funcionalidades e características do cloud computing.

 

O que é a AWS?

Cloud Computing Amazon Web Services o que é AWS

Em 2006, a Amazon Web Services (AWS) começou a oferecer serviços de infraestrutura de TI para empresas por meio de serviços web – hoje conhecidos como cloud computing. Um dos benefícios chave do cloud computing é a oportunidade de substituir diretamente gastos com a infraestrutura principal por preços variáveis baixos, que se ajustam de acordo com sua empresa. Com a Nuvem, as empresas não precisam mais planejar ou adquirir servidores, assim como outras infraestruturas de TI, com semanas ou meses de antecedência. Em vez disso, podem instantaneamente rodar centenas de milhares de servidores em minutos e oferecer resultados mais rapidamente.

Em um exemplo prático, consideremos um portal web que durante apenas 7 dias no mês tenha picos de acesso 10 vezes maiores que o fluxo normal de visitas no site (durante os outros 23 dias do mês). No modelo tradicional, o gestor do portal precisaria contratar o mês todo a infra-estrutura para suportar o pico durante os 7 dias mais críticos, ficando com toda a capacidade ociosa no outros 23 dias. Na AWS é possível apenas nos 7 dias de pico aumentar a capacidade computacional, reduzindo após o fim do pico. Assim a empresa pagará somente o que usar, independentemente das oscilações.

 

Alguns dos serviços ofertados pela AWS são relacionados e brevemente descritos a seguir:

 

Computacional

 

  • Amazon EC2 (Elastic Cloud Compute): oferece a capacidade computacional em si (processamento, memória, etc), ou seja, as instâncias (servidores) da nuvem. Permite a utilização de sistemas operacionais diversos, bem como de tamanhos de recursos variados, de acordo com a demanda do cliente.
  • Amazon EMR (Elastic MapReduce): permite às empresas processar grandes quantidades de dados, com praticidade e economia, utilizando a infra-estrutura do Amazon EC2 e do Amazon S3.
  • Amazon ELB (Elastic Load Balacing): balanceamento de carga entre instâncias do Amazon EC2, extremamente útil para aplicações que precisam de redundância, e que a capacidade computacional requerida é superior a uma instância, como por exemplo sites com elevado fluxo de visitantes.

 

Armazenamento

 

  • Amazon S3 (Simple Storage Service): oferece armazenamento de grande volume de dados, de maneira simples e intuitiva, através de uma interface web. Pode ser integrado com Amazon EC2 e outros recursos no fornecimento de dados para aplicações web, armazenamento de backups e outros.
  • Amazon EBS (Elastic Block Store): oferece volumes de blocos para as instância do Amazon EC2, de modo simplificado, são os discos dos servidores do Amazon EC2.
  • AWS Storage Gateway: fornece uma interface de conexão de um dispositivo de armazenamento local na empresa (em geral um storage) ao armazenamento do cloud.

 

 

Rede

 

  • Amazon VPC (Virtual Private Cloud): possibilita às empresas gerenciar um cloud privado, e criar uma conexão entre esse cloud privado e a sua rede local, ou seu datacenter externo, fazendo do cloud uma extensão da rede da empresa.
  • Amazon Route 53: serviço de DNS extremamente robusto e redundante, com diversas funcionalidades úteis para os clientes AWS, integrando-se com outros serviços (como o Amazon ELB),  possui também características específicas, como o roteamento baseado em menor latência.

 

 

Banco de Dados

 

  • Amazon RDS (Relational Database Service): serviço que provê banco de dados relacional (Oracle ou MySQL). Além da facilitade de instalação e configuração, toda a preocupação com a atualização do banco de dados fica por conta da AWS.
  • Amazon DynamoDB: serviço de banco de dados NoSQL com gestão plena.
  • Amazon SimpleDB: serviço de banco de dados extremamente robusto, confiável e não relacional.
  • Amazon ElastiCache: oferece um serviço de cache na nuvem, favorecendo e otimizando a utilização de cache de memória das aplicações web, melhorando performance e escalonabilidade.